sábado, 7 de março de 2009

LAVAGEM DAS MÃOS E CUIDADOS NO LAR



Por Randler Michel

A Lavagem das Mãos é processo fundamental na prevenção de infecções e no cuidado integral a saúde. Não é unicamente exclusiva aos profissionais da Saúde que atuam em: Hospitais, Clínicas Médicas, Postos de saúde, consultórios médicos, odontológicos e manipuladores de alimentos em restaurantes industriais , comercial e afins. A lavagem das mãos, deve ser executada também dentro do nosso lar, antes, durante e após manipulações de alimentos e também quando você prestar algum cuidado de higiene, limpeza e curativos a você mesmo ou a algum membro da família que esteja em tratamento médico domiciliar.(Home Care) Nos Hospitais e clínicas estes cuidados são mais intensificados pois exitem uma comissão de controle específica no combate as bactérias e vírus. Conhecida como : Comissão de Controle de Infecção Hospitalar, CCIH. Mas muitos surtos infecciosos, não são exclusivamente adquiridos nos Hospitais e Clínicas, como pensa a grande maioria da pessoas, pelo contrário, muitos pacientes já chegam nos Hospitais colonizados por diversas bactérias. O uso abusivo de antibióticos e seu uso incorreto(auto medicação) sem consulta e prescrições médicas, e queda no sistema de defesa natural imunidade, tem contribuído muito para as pessoas tornam-se mais resistentes a determinadas bactérias. Muitos agentes patogênicos que antes eram classificados como unicamente exclusivo do meio hospitalar, hoje fazem parte da comunidade, estão presentes em nossas residências, na nossa pele. Tem aumentado muito os casos de Pneumonia comunitária e infecções por pseudomonas aeruginosa e S. Aureus.
A lavagem correta e constante das mãos, o auto cuidado de higiene e profilaxia no lar e um redobrado cuidado com os pacientes que estão em tratamento em casa devem ser constantes. A lavagem das mãos antes, e durante a prestação de cuidados ou preparo de alimentos, remove as bactérias transitórias, ou seja que não fazem parte da sua pele e que são transmitidas a outras pessoas pelas mãos, naquele gostoso abraço ou um cafuné a sua querida vovó. E também ficam colonizadas em alimentos, causando intoxicações alimentares.
A limpeza das mãos não deve ser um procedimento exclusivamente de quem cuida, mas de todos nós!
Algumas dicas para você que está cuidando de algum familiar em casa:
lave sempre as mãos com detergente neutro ou sabão líquido, friccione os dedos entre as mãos, por ceca de 10 segundos, a limpeza das unhas também deve ser fundamentais e devem estar sempre curtas e limpas.
As mãos devem ser enxaguadas com bastante água corrente e preferencialmente secá-las com papel toalha.
É contra indicado as toalhas de mãos ou rosto, pois úmidas, tornan-se um meio de cultura para proliferação das bactérias.
Após a limpeza das mãos, pode friccioná-las com álcool gel hoje encontra em qualquer supermercado.
O quarto, deve ser sempre limpo,e ser renovado o ar, ( excessão se residir perto de construções, fábricas, poeiras em excesso). Limpeza do piso com hipoclorito, (água sanitária) e já se encontra no mercado cloro ativo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário