sábado, 7 de março de 2009

AUTO CUIDADO COM A SUA SAÚDE NO VERÃO

Randler Michel

No verão alguns cuidados devem ser redobrados para com saúde. Hoje vou falar sobre os cuidados com a alimentação na praia , conservação dos alimentos, a hidratação oral ,banho de sol e uso de protetores solares. Tais cuidados também fazem parte do processo educativo preventivo do profissional de enfermagem para com a saúde pública:

Volto a frisar a importância da limpeza das mãos na prevenção de doenças e sendo essencial no preparo dos alimentos. E você tem certeza que os alimentos que são vendidos na praia seguiram as normas de higiene e conservação? Nesta estação, o calor, e altas temperaturas proporcionam a proliferação das bactérias nos alimentos. Evite comer alimentos expostos ao tempo, como camarões, sanduíche natural, queijo na brasa que circulam nas areias das praias. Sei que são tentadores!!!Você poderá estar comprando um sanduíche de Salmonellas, um bacilo gram negativo, com variadas espécies, como a Salmonellas Typhi, causadora da febre tifóide e outras presentes nos alimentos de origem animal, como frango, carne de porco, peixe e também nos alimentos derivados do ovo. Os sintomas de intoxicações por salmonellas podem começar de forma assintomática e evoluírem para uma gastroenterite e infecções sistêmicas. Incluem dor abdominal, cólicas, fezes líquidas, desidratação, náuseas e vômitos. A shigella também é uma bactéria, gram negativa, que ataca o intestino, provocando a diarréia aquosa e grave e o Campylobacter, comum em alimentos suínos e bovinos, originários da contaminação entre cruzamentos de alimentos cru e cozidos, mal conservados, expostos a temperatura ambiente ou conservados em vasilhames contaminados. Sintomas são cólicas e fortes dores abdominais. Vibrião da Cólera, o vibrio cholera também é um gram negativo, com vários sorotipos diferentes sendo comum sua presença em em alimentos preparados com água contaminada e na própria ingesta desta água,c uja origem é desconhecida. Nas praias são comuns a venda de Mate com suco de limonada. A cólera provoca uma diarréia aquosa onde pode-se perder até 11 litros por hora, causando um severa desidratação. Outro agente bem comum nesta época é o Escherichia coli, e o rotavírus que ataca mais as crianças, causando infecção intestinal.
Correto mesmo é você levar frutas, lanche de casa, sem maionese, bem embalados e conservados em caixa de isopor ou bolsa térmica. Procure se hidratar mais com consumo de água de coco e mineral. O ideal é uma ingesta de líquidos acima de 2,5 litros nesta temporada, isto para o adulto.
Reforce o uso de protetores solares e evite se expor diretamente ao sol de 10:00 ás 16:00. O abuso do banho de sol, pode ocasionar queimaduras de grau moderado e grave, além de insolação e desencadeamento do câncer de pele . ( se predisposição genética ) Reforce estes cuidados e tenha uma excelente praia!
Aos primeiros sinais de intoxicações por alimento ou água contaminada , como dor de cabeça, náuseas , vômitos, diarreias, se febre ou não, desconforto abdominal, cólicas, inicie a ingesta de soro caseiro, água de coco e muita água mineral. E procure imediatamente o serviço o médico.
FAÇA VOCÊ MESMO O SORO CASEIRO!

A base é uma colher (de sopa) bem cheia de açúcar e uma colher (de café) bem cheia de sal em um litro de água. Essa é a fórmula básica do soro caseiro, ou seja, 20 gramas de açúcar e 3,5 gramas de sal num litro de água. A cada meia hora, tome um copo de 200ml.

Refências: Brunner & Suddarth, Volme 4, Nona edição, Ed. Gunabara Kougan. Doenças diarreicas pag 1803.

Nenhum comentário:

Postar um comentário