terça-feira, 3 de março de 2009

CUIDADOS DE ENFERMAGEM NA ALIMENTAÇÃO AO IDOSO.



Por: Randler Michel

A dietoterapia é primeiro item de uma prescrição médica. Nos Hospitais, a dieta por via oral é de responsabilidade do Nutricionista. As dietas enterais (via sonda ) e parenterais (venosa ) são prescritas por uma equipe de suporte em Nutrição, Médico Nutrólogo, Nutricionista, fonoaudiólogo e o Enfermeiro. A equipe de enfermagem, é responsável pela administração da deita prescita ao paciente. E também o cuidador de idoso. Alguns cuidados são essenciais durante a administração da dieta. Se você cuida de um paciente idoso, ou acamado, ou de um amado pai, avó, mãe,preste atenção nestas dicas:
Pré Requisitos Básicos para o Oferecimento da Dieta por Via Oral.
-A deita, tem que ser liberada pelo médico ou nutricionista.
-O paciente, que irá receber a dieta tem que estar em alerta, com adequado nível de consciência.
-O posicionamento global correto: assentado na cadeira, ou no leito.
-A atentar a temperatura da dieta, não muito quente, o idoso tem a mucosa mais sensível. Dê preferência a temperatura ambiente.
-Se o paciente, é bem idoso, e constantemente passa por internações hospitalares, dê preferencia a dieta pastosa.
Fique atento aos episódios de tosse durante ou após a deglutição, pigarro, mudança na qualidade vocal, dificuldade respiratória. São sinais de Aspiração da dieta, para o pulmão.
Ofereça a dieta em pequena quantidade,atente para observar a deglutição, nada de pressa em administrar uma dieta ao idoso.
Tipos básicos de dietas:
Na consistência Líquida: Podem ser Liquida Espessada ( semelhante ao mel ); Líquida Espessada Creme ( creme de batata, cenoura, milho ) Líquida Espessada Pudim (consistência de Pudim, gelatina )
Na consistência Pastosa: Pastoso Grosso Homogêneo (semelhante ao danoninho ), não pode conter pedacinhos, totalmente lisa.
Pastoso fino homogêneo: (na consistência do Iogurte comum), não pode conter pedacinhos, totalmente livre.
Sólido: dieta branda, e dieta livre.

Higiene oral:

A Higiene oral, é um fator que interfere muito no aumento/diminuição de pneumonias aspirativas, portanto deve ser realizada, 3 a 4 x ao dia, com escovação dos dentes, limpeza da língua e do palato. Além do uso de anti-séptico bucal.
A cavidade oral limpa, evita a formação de colonização de bactérias e previne a aspiração de conteúdo da dieta para o pulmão. As próteses também devem ser retiradas e limpas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário