Há quase dois anos sem atualizar este blogger, estou de volta! E pretendo continuar postando aqui um pouco da minha experiência na área da enfermagem. Postarei sobre cuidados de enfermagem, divulgarei sobre o SUS e seus programas sociais. Enfatizarei temas como a saúde do homem, qualidade de vida,DST/AIDS, drogas e outros temas pertinentes à saúde física e metal.
Socorrendo a tempo: AVC
Como retorno, quero falar sobre o derrame que é um distúrbio da irrigação sanguínea no cérebro. A vítima de derrame pode sofrer danos cerebrais sérios sem que as outras pessoas em volta percebam os sintomas. O Derrame é mais conhecido como Acidente Vascular Cerebral. É a terceira maior causa de morte nos Estados Unidos e no Reino Unido, e a causa de 10% de todas as mortes mundialmente.
É muito importante reconhecimento de um AVC e seus sintomas iniciais, especialmente se pessoa já convive com fatores de riscos associados; como hipertensão, crises constantes de cefaléia (dores de cabeça) diabetes, etilismo ,colesterol alto, tabagismo e obesidade. Podemos minimizar os danos do derrame, quanto mais cedo a pessoa for encaminhada ao serviço e emergência do hospital.Neste caso cada minuto é precioso aliado no combate as seqüelas e na qualidade de vida.
Reconheça os sintomas de um AVC:
- Dormência ou fraqueza súbita na face, braços ou pernas, especialmente se lateralizada
- Confusão súbita, problemas de fala ou de compreensão
- Dificuldade em enxergar com um ou ambos os olhos
- Problemas súbitos de locomoção, tontura, perda de equilíbrio ou coordenação motora
- Dor de cabeça súbita ou severa, sem causa aparente.
- Busque tratamento médico emergencial ao reconhecer qualquer um dos sintomas acima. Informe a equipe médica se a vítima já teve um AVC anterior.
- É importante não oferecer água ou comer até que tenha sido testada e tratada por pessoal médico qualificado. Mais de um terço das pessoas cometidas por um AVC tem problemas em engolir, o que pode levar a asfixia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário